sexta-feira, 15 de abril de 2011

lixo reciclável e óleo de cozinha - você separa?




no início de 2009 procurei o síndico do meu prédio e propus a ele que implantássemos aqui a coleta de lixo reciclável.
ele aceitou, e deixou a tarefa comigo - ele era, digamos assim, um zero à esquerda como síndico, mas isso é uma outra história. fiz a pesquisa necessária, preparei o material informativo e entreguei a ele alguns dias depois.

a coleta foi implantada somente no segundo semestre de 2009 e, no inicio, eram recolhidos semanalmente 4 ou 5 sacos  de lixo descartável.

passados cerca de 18 meses, esse volume subiu para 20 sacos de 100 litros, embora muita gente ainda resista, e não separe seus resíduos. mas é um trabalho de conscientização que, aos poucos, vai surtindo efeito. são 48 apartamentos, e acho que esse já é um bom volume, ainda que não ideal.




6ª feira da semana passada fui procurada pelo novo síndico que, interessado em implantar coleta de óleo de cozinha usado, pediu que eu o ajudasse.
pesquisei e entreguei o material pra ele na 2ª feira (4 dias atrás).

acabei de receber uma circular informando que nosso condomínio foi cadastrado no programa de reciclagem de óleo de cozinha, e já conta com um recipiente apropriado para coleta :)

isso é muito importante. o óleo de cozinha jogado no esgoto entope, não só o encanamento do apartamento e do prédio, como também é responsável pela obstrução de redes de coleta de esgoto da sabesp. além disso, pode contaminar rios e lagos (veja mais aqui e aqui).

eu faço muito pouca fritura, mas o pouco de óleo que uso eu já estava separando em garrafa pet e minha empregada levava pra alguém que faz sabão. jogar na pia ou no vaso sanitário, nem pensar!

e você? separa seu óleo e seu lixo?

5 comentários:

Claudia disse...

Aqui em casa separamos o lixo desde que minha filha era pequena e trouxe a ideia da escola. E é impressionante a quantidade de recicláveis que juntamos em uma semana, já que o caminhão da coleta deletiva da prefeitura passa em nossa ruas às quintas. Até demos entrevistinha pra revista Seleções deste mês sobre isso, ó que chique.rs

Sobre o óleo de cozinha, não separo não, como eu e a Lu não podemos com fritura, gasto cerca de duas latas de óleo ao ano, não sobra pra separar.

beijos

mariana Z. disse...

É engraçado que depois que se começa a separar o lixo para reciclagem, fica uma coisa natural, a gente não consegue mais jogar nenhum papelzinho no lixo comum!

Ana Maria ( Jeito de Casa ) disse...

oi Fatima

Parabéns pela iniciativa!!!
eu levo o óleo que separo ao supermercado que recolhe além do óleo a sacola palastica, pilhas e lâmpadas.
Assim fica facil né!!
ja as latinhas e as garrfas pet separo em sacolas e deixo na frente de casa que todos os dias que passam pesoas juntando.
Só não separo as embalgens tetra pac e os papéis, ainda uma falha minha.
O vidro o caminhão da coleta seletiva leva.
Ah, outro dia vc perguntou se era cartolina mesmo.
É sim, é da marca MURESCO, cartolina entretenida!!!
Agora que reparei que pelo nome entretenida deve ser importada.
Mas são muito lindas e ótimas pra trabalhar.

bjus e um ótimo findi, e parabéns pelas iniciativas!!!!!

Anônimo disse...

Excelente iniciativa. Seria ótimo se minha cidade tivesse postos de coleta desse material!

angela disse...

o lixo aqui em casa é um caso sério.
separamos todas as cascas e organicos sem cozimento ou sal que vão para uma cova e posteriormente são cobertos para se transformarem em adubo organico.
os recliclaveis são separados por tipo, jornal, papelão, embalagens, pet, vidros, toda 5a f feira passa um kombi retirar.
oleo usado gero poquissimo, mas junto com as amigas, a empregada leva e faz sabão, dou um $ para ela complementar o que falta, e rachamos o excelente sabão que usamos na limpeza dos panos de chão e tapetes.
temos coleta de lixo 2as,4as e 6as, e não geramos mais do que sacolinha por coleta, acho isto muito bom. bjs