terça-feira, 21 de junho de 2011

Blondies de especiarias e chocolate branco

Fiz esta receita duas vezes: na primeira, segui tudo ao pé da letra e ficou muito, muito doce, e passou um tantinho do ponto. Na segunda, mudei algumas coisinhas e, para mim, ficou bem melhor.
A receita original é do site da Martha Stewart. Tinha visto lá e depois vi que a Patricia, do Technicolor Kitchen, fez e ficou bem lindo e apetitoso. Aí quis testar também.
Acho que já ficou evidente que adoro gengibre e as especiarias todas, né? Já fiz bolo de gengibre, de chai com brigadeiro de gengibre e, claro, um jantar indiano cheeeio de temperos e cheiros gostosos.
Vamos lá. Abaixo, a receita com as mudanças que fiz.



Blondies de especiarias e chocolate branco

- 2 + 3/4 xícaras de farinha de trigo
- 1 + 1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1 + 1/4 colher de chá de canela em pó
- 1 colher de chá de gengibre em pó
- 1/4 colher de chá de cravo moído
- 250g de manteiga em temperatura ambiente
- 3/4 xícara de açúcar mascavo
- 1/2 xícara de açúcar
- 2 ovos + 1 gema
- 1 + 1/2 colher de chá de essência de baunilha
- 1/3 xícara de melado
- 150g de chocolate branco picado

Preaqueça o forno a 180º. Em uma tigela, misture a farinha, o bicarbonato de sódio, o sal e as especiarias. Na batedeira, bata a manteiga, o açúcar comum e o açúcar mascavo até clarear e ficar fofo. Adicione os ovos e a gema, um a um, batendo bem depois de cada um. Adicione a baunilha e o melado. Reduza a velocidade da batedeira e coloque os ingredientes secos aos poucos. Bata até ficar homogêneo. Desligue a batedeira e misture os pedacinhos de chocolate branco.
Leve ao forno em assadeira untada (usei uma assadeira de silicone, que não precisa ser untada – a receita original sugere que se unte uma assadeira e forre com papel alúminio também untado), por cerca de 20 minutos ou até dourar as beiradinhas. Cada forno varia bastante, cuidado para não deixar assar demais, fica meio duro e seco (pois é, já fiz isso).

1 comentários:

Claudia disse...

Brownie, já fiz vários, ma sblondie nunca fiz, mas agora me deu uma tremenda agua na boca. Vou ter que fazer.rsss

Fátima, sobre o prato, eu que não gosto de deixar as coisas guardadas, já estou usando o meu, como fruteira. Ficam lindas as frutinhas coloridas nele.

beijos