terça-feira, 3 de agosto de 2010

Bolo de gengibre

Me comprometi comigo mesma a fazer bolo toda semana para levar ao trabalho. É bacana porque posso testar receitas diferentes. Em casa, meu namorado não é muito chegado em doces, então, se faço algum bolo, demora zilênios para acabar, fica velho, endurece... Enfim. Além disso, os colegas não têm reclamado!

Para hoje, fiz bolo de gengibre. Na receita original, não tinha cobertura, só um pouquinho de açúcar+canela por cima. Mas eu quis fazer uma graça e cobri com chocolate. Ficou bem gostoso (e macio!).



Bolo de gengibre com cobertura de chocolate

- 3 ovos inteiros
- 1 colher de gengibre ralado
- 1 xícara de óleo
- 1 xícara de leite gelado
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 2 xícaras de açúcar
- 1 colher de chá de canela em pó
- 1 colher de fermento em pó

Peneire a farinha, o açúcar e a canela em pó em uma tigela, misture e reserve. Bata o leite, os ovos, o óleo e o gengibre ralado no liquidificador. Junte aos ingredientes secos na tigela e mexa bastante até misturar bem. Por fim, coloque o fermento e mexa só o suficiente para misturá-lo à massa. Leve ao forno pré-aquecido (200 graus), em uma forma de buraco untada e enfarinhada, por cerca de 40 minutos ou até assar e dourar a superfície. Para a cobertura, eu derreti pouco mais de meia barra (daquelas de 170g) de chocolate meio amargo e espalhei pelo bolo já desenformado.

7 comentários:

Calma que estou com pressa! disse...

oi Fátima- ficou lindoo e parece gostoso- mas nunca tentei fazer com gengibre e já li muito sobre as propriedades do gengibre- vou anotar mais esta adorei a ideia!!!

e eu estou te esperando lá no sorteio - QUER LEVAR MINAS PARA SUA CASA! casal todo entalhado em madeira vindo direto da cidade histórica de Tiradentes - MG - uaii
e tem o blog para conhecer - artesanatorevista- cheio de pap- que nós blogueiras amamos-
tô te esperando
bjs

Beta Tiossi disse...

Que delícia! Receita anotada, pois como meu marido diz aqui é a casa do gengibre. bjs

Juju disse...

Adoro gengibre!! O bolo fica com gostinho sútil ou mais picante?? Quero fazer tb!
Bjos

Mariana Levenhagen disse...

as amigas da faculdade também não vão reclamar nenhum pouco se aparecer com um desses de manhã!! haha. Que delícia, Mari!

mariana Z. disse...

Juju, não ficou muito picante, não, mas o gengibre que eu usei não estava tããão fresco, sabe? O gosto de canela ficou marcante, eu até pensei em colocar um pouquinho menos da próxima vez...

mariana Z. disse...

Mari, querida, pro-me-to fazer um bolo beeem delicioso e levar para vcs na semana que vem, que tal?
;)

lu Oliveira disse...

Hoje em Recife tá com aquela tarde propicia a bolo com cafe,não pensei muito não,ele tá no forno e o cheiro tá muito convidativo!!