quinta-feira, 26 de agosto de 2010

curso de especialização em shampoo?


tenho 53 anos e cabelos oleosos desde sempre. além de oleosos são bem finos e lisos de uma maneira desajeitada. eu uso tintura já há bastante tempo para clarear um pouco o tom castanho, e faço luzes em tons um pouco mais claros. também faço uma tal de escova inteligente pra que o liso seja um liso mais ajeitado.

mais porque estou contando isso? pra dizer que, desde adolescente, sempre usei shampoo pra cabelo oleoso. comecei comprando aqueles "travesseirinhos", alguém se lembra? acho que eram da colorama. nunca usei shampoos caros e muito menos os importados. nos últimos anos andei comprando o da phytoervas (era de jaborandi, ótimo; agora é de aquiléia e gengibre, médio).
 
uns 3 anos atrás um infeliz de um cabeleireiro (um maioral do soho da alameda campinas, do qual fiz questão de esquecer o nome) fez umas luzes que acabaram com o meu cabelo. fiz um monte de hidratações, mas nada resolveu. aí comecei a usar o shampoo e o condicionador pantene "restauração profunda", e foi ótimo! continuei usando, intercalando com o phytoervas,  mesmo não sendo pra cabelo oleoso, pq fica super macio e cheiroso.

ontem fui ao supermercado e, como não tinha o phytoervas,  resolvi procurar outro. gente, quase chorei nas prateleiras! quiquiéaquilo? tem shampoo pra tudo, absolutamente tudo, menos para os 3 pretinhos básicos: oleoso, normal e seco. quer dizer, até tem, mas dá um trabalho desgraçado pra achar!!

só da popular marca "seda", tinha um exército colorido! parecia caixa de lápis de cor: azul, amarelo, rosa, roxo, verde, vermelho...
hoje tive a curiosidade de entrar no site deles e contei. são dezessete shampoos - sem contar os condicionadores, cremes de tratamento e sei lá o que mais.
e o pior é que, lendo a "bula", a gente acaba achando que precisa de quase todos. para o meu cabelo seriam necessários oito deles, além do óbvio.

e os ingredientes então? cada coisa.... precisa ser especialista pra entender, selecionar e comprar!


querem ver? vamos lá:

1 - sem sal, com bio queratina (?) pra tirar resíduos e preparar para o tratamento reconstrutor -  preciso disso? acho que não.

2 - fórmula com kerobá, para recuperar a vitalidade, fortalecer e dar brilho - ok, eu quero cabelo forte e brilhante.
3 - enriquecido com cálcio, faz crescer melhor - não obrigada, senão gasto mais no cabeleireiro.

4 - com micro ceramidas que evitam que as escamas fiquem abertas - peixes devem adorar, né? mas será que as minhas estão abertas? oh, god!

5 - com melanina, dá brilho aos cabelos escuros - não é o meu caso.

6 - tem proteína hidrolisada, pra tirar o frizz e manter a chapinha o dia todo - desse a minha franja precisa.

7 - a aqua lisina deve ser mais poderosa que a proteína hidrolisada, pq mantem o liso desde a raiz, mas não tira o frizz - e agora? melhor o 6 ou o 7?

8 - com a tecnologia aqua-resistant (oi?) e o filtro uv, deixa o cabelo impecável qualquer que seja o clima -  bom, se segurar a onda do meu no veraozão, com suor e tudo, eu quero esse.

9 - o micro-colágeno dá movimento, define e realça as camadas -  detesto camadas definidas!

10 - com pró-retinol, dá maior resistência à queda devido à quebra - opa! desse eu preciso, pq tô quase ficando careca.

11 - a fórmula com zinco piritiona (quequiéisso?) combate a caspa, e o complexo umectante devolve a "umectação" perdida (gente, é isso que tá escrito no site, mas tá errado. umectação é o ato de tornar úmido. a palavra correta é "umidade", ok?)  -  é, ninguém gosta de caspa, né?

12 - a elastina define as ondas e dá movimento - gracias, no lo quiero.

13 - com hydro elastina, para deixar os cachos comportados - infelizmente não tenho cachos.

14 - tem na fórmula micas luminosas (que raio é isso???) que ativam o brilho - não sei pq, mas me fez lembrar de extraterrestres...

15 - com chocolate e sem sal (não combinam mesmo, né?), pra cuidar do cabelo quimicamente tratado - bom, se eu faço tintura, luzes e escova inteligente de vez em quando, então preciso desse também.

16 - tem guaraná, que dá brilho aos cabelos normais - ufa! as coisas começam a ficar mais claras, mas meu cabelo não é normal...

17 - contém extratos de frutas cítricas, pra deixar os cabelos oleosos limpos, soltos e cheios de vida -  viva!! finalmente o bom e velho shampoo de limão para cabelos oleosos!  dificil, heim?!?!?!?

2 comentários:

lilly disse...

eu lembro dos travesseirinhos de shampoo...
parecia detergente.
e colorama, claro...um produto BOZZANOOOOOOO!!!!
vc ve a responsabilidade quando vamos comprar um shampoo???
é muita escolha...
antes todo shampoo pra cabelo oleoso vinha em embalagem verde...aí eu comprei aquele fructis...que é VERDE, e ele é feitoi com oleo de frutas, abacate
ahhahahahahaha
pingava oleo do meu cabelo

lilly disse...

eu lembro dos travesseirinhos de shampoo...
parecia detergente.
e colorama, claro...um produto BOZZANOOOOOOO!!!!
vc ve a responsabilidade quando vamos comprar um shampoo???
é muita escolha...
antes todo shampoo pra cabelo oleoso vinha em embalagem verde...aí eu comprei aquele fructis...que é VERDE, e ele é feitoi com oleo de frutas, abacate
ahhahahahahaha
pingava oleo do meu cabelo