quarta-feira, 11 de agosto de 2010

médicos e médicos


existem médicos que examinam o paciente, apalpam, perguntam, apalpam de novo, dobram, apertam, auscultam, esticam, puxam, batem com um dedo sobre dois dedos no abdômen, apertam de novo, mandam respirar fundo, olham o ouvido com aquela luzinha, mandam dizer "AA" e enfiam um palito na boca da gente, abaixam a pálpebra, abrem os dedinhos do pé, batem com o martelinho no joelho e sei lá mais o quê.

e existem médicos que nem olham para a cara do paciente e pedem um exame de imagem. olham para a imagem - fazendo o possível para desviar os olhos do olhar dolorido do pobre coitado sentado à sua frente, e da parte "doente", naturalmente - e tascam o diagnóstico.

hoje eu fui a um desse segundo time. nem vou perder tempo comprando os remédios que ele prescreveu, pq tenho certeza que ele errou o diagnóstico (a idade serve pra alguma coisa). amanhã procuro outro, e tomara que seja do primeiro time.

fico pensando como é que esse povo trabalharia se o aparelho de raio-x quebrasse...

2 comentários:

nat disse...

layout novo!
;)

lilly disse...

médicos devem prder mais tempo no diagnostico.
ouvir o paciente
estabelecer uma ponte entre ele e paciente.
conquistar confiança e amizade.
consultas apressadas, pedidos dde exames inuteis e às vezes a doença do pasciente é bem mais simples do que se imagina...
as vezes é uma angustia por não ser ouvido; uma insegurança...
corra deste medico minha amiga.
bjs